IV Colóquio Linguagens na Educação (FEUSP) – Instituto Federal Campus Avançado Carmo de Minas – 2020

Data: 07/03/2020

Horário: das 9h às 18h

Local: Instituto Federal – Campus Avançado Carmo de Minas

Conferência de abertura: Profª Drª Neide Luzia de Rezende (FEUSP) e Profª Drª Iracema Nascimento (FEUSP) – auditório

Propostas de trabalho (salas de aula)

1. Leitores em diferentes tempos: o caso de Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector

Sabemos que as leituras de cada um se diferenciam, que a leitura que se faz de um mesmo texto literário é diferente em diferentes momentos da vida, que os variados contextos históricos, naquilo que denominamos recepção estética, convocam apreensões coletivas diversas marcadas pelos horizontes culturais. Assim, gostaria de discutir isso a partir do exemplo do conto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, no ensino.    

Ministrante: Profª Drª Neide Luzia de Rezende (Profa FEUSP)

Público-alvo: Fund II e médio

2. Gestão escolar e diversidade – o ensino da leitura literária 

Como você faz coordenação do trabalho na escola para o ensino de leitura literária

Ministrante : Profa. Dra. Iracema Nascimento (Profa da Faculdade Educação – FEUSP)

Público-alvo: Direção/coordenador pedagógico, bibliotecário/auxiliar de biblioteca

3. Somos todos censores?

De que forma as diferentes demandas sociais e políticas de controle interferem com a leitura na escola e com o trabalho do professor? 

Como identificar os diferentes “corretos” na Literatura infantojuvenil (LIJ)? 

Como identificar livros que tratam de temas sociais sem abrir mão da qualidade literária?

Ministrante: Vita Ichilevici (Mestre FEUSP)

Público-alvo: Fund I e séries iniciais Fund II e médio.  A base teórica e a discussão são orientados a todos que se interessam pelo tema, apenas as obras analisadas são da literatura infantil.

4. Ensino de produção de textos escritos

1) É possível ensinar a escrever textos de todos os tipos?

2) Qual o tipo de texto mais difícil de ensinar? Você fundamenta seu trabalho de ensino em alguma teoria; qual? Além dos conhecimentos específicos e pontuais que esse ensino desenvolve, quais outros conhecimentos estão associados à escrita?

Ministrante: Maria Celeste de Souza (doutoranda FEUSP)

Público-alvo: Fund I, II e médio

5. A prática da leitura literária em sala de aula: uma intersecção com história

Propor questões para a prática da leitura literária em sala de aula a partir da intersecção entre literatura e história, propondo uma leitura do “Conto de escola” de Machado de Assis.

Ministrante: Alessandra Gimenes (Professora de História – Doutorado em Educação  -FEUSP)

Público-alvo: Professores de 9º ano e Ensino médio (História e Língua Portuguesa e Literatura) 

6. A questão étnico racial na  primeira infância

1)Qual a importância da literatura na primeira infância? 

2)Quais foram as contribuições das leis nº 10.639 e nº 11.645 na formação do professor para o trabalho com a literatura africana e afro-brasileira?

3) Como trabalhar as questões étnico raciais com crianças pequenas por meio da literatura?

Ministrante: Profª Jussara de Oliveira Rodrigues (doutoranda FEUSP)

Público-alvo: Educação infantil e Fund. I

7. Leitura literária na escola: da seleção à avaliação

A oficina tem como objetivo propiciar uma reflexão a respeito de critérios estabelecidos para seleção de obras literárias a serem lidas pelos alunos e sobre a possibilidade de ampliá-los para aproximar o aluno da literatura. Após a etapa de seleção de obras literárias e da leitura delas, estando no ambiente escolar, também é importante pensar na avaliação, portanto, apresentaremos possibilidades de avaliação da leitura que não sejam provas e resumos do livro. 

Ministrante: Mariana Rosa Silva (Mestranda FEUSP)

Público-alvo: Fund II e Médio

8. A leitura literária em sala de aula – os desafios do professor de português

A oficina pretende suscitar a reflexão sobre os desafios da leitura de obras literárias em sala de aula, especialmente, nos anos finais do Ensino Fundamental. A curadoria das obras, a apresentação e a condução da leitura são escolhas que o professor de português deve fazer para aproximar os alunos da literatura. Para a presente oficina, a ministrante organizou uma seleção de poemas que servirão de exemplo desses desafios. 

  • Como são os critérios de seleção de obras literárias para apresentar para os anos finais do Ensino Fundamental?
  • Estes critérios estão baseados em quais concepções de ensino de literatura?
  • O que é leitura subjetiva? O que é leitura crítica? Elas devem coexistir na sala de aula?

Ministrante: Renata Guerra (mestranda FE-USP)

Público-alvo: Ensino Fundamental II

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