I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FEUSP

Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018 ocorrerá o I Encontro do Programa de Pós-graduação da FE-USP, cujo objetivo central é criar um espaço de apresentação e debate das teses e dissertações em andamento e/ou recentemente concluídas entre diferentes áreas e linhas de pesquisa na área de educação e ensino. 

O encontro contará com palestras e mesas redondas; sessões de apresentação na modalidade oral e pôster que contemplam os trabalhos desenvolvidos pelos pós-graduandos do programa da  FE-USP e instituições externas; conferências e workshops. 

 

Participação do Grupo Linguagens na Educação

 

ENCRUZILHADAS TEXTUAIS – Cuidado e censura, o politicamente correto na literatura infantil

Vita Ichilevici
vita.ichilevici@usp.br
Programa de Pós-Graduação da FE-USP

Linha: Linguagem e Educação Orientadora: Prof. Dra. Neide Luzia de Rezende

Palavras-chave: Literatura Infantil. Politicamente Correto. Leitura.


Partindo da convicção da inadequação do uso do livro (em especial aquele destinado à criança) como
instrumento de doutrinação, a pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do fenômeno do
politicamente correto na literatura infantil, espaço historicamente politizado, comumente utilizado para a
prescrição de valores e normas sociais. A pesquisa, de natureza teórica, discute inicialmente os sentidos
atribuídos a (i) literatura infantil, (ii) ética e moral (comumente e erroneamente utilizados como sinônimos), (iii) concepção social da infância e (iv) a diferença entre o politicamente correto (conceito em disputa, tratado como bandeira ideológica) e politicamente comprometido (pouco conhecido no Brasil, que pode ser, de forma insuficiente, sintetizado, como: textos literários que, sem descuidar de aspectos estéticos da experiência literária, buscam espelhar a realidade social em que estão inscritos, destacar suas deficiências, e propor mudanças). Tendo em vista que, tanto da perspectiva da teoria psicogenética quanto da sociocultural, o aprendizado moral da criança é significativo tão-somente quando se dá através de um processo de construção e internalização, e não a partir de regras e interdições, procura-se avaliar a pertinência e efeitos do uso de ideologia presente – de forma clara ou velada, consciente ou não por parte do autor – em livros infantis, para construir comportamentos e condutas sociais. Para tal há que se considerar também como aspectos centrais a recepção e a apropriação da leitura, a partir de uma relação – nem sempre – dialógica, tanto com a obra quanto
com o (invariavelmente presente) adulto mediador. A partir do entendimento da literatura, nas palavras de Antonio Candido, como direito humano e necessidade universal, e de sua contribuição para a constituição da criança como sujeito, busca-se avaliar a adequação e eficiência de modificações de linguagem e de enredos de livros infantis para a diminuição de preconceitos sociais.

Mais informações: https://encontroppge.wixsite.com/index

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