III Colóquio Linguagens na Educação – Santos/SP (na 31ª Semana da Educação Prof. Paulo Freire)

Minicursos e Oficinas

1) Literatura e História em uma leitura de“Conto de Escola de Machado de Assis

com Alessandra Maria Moreira Gimenes e Camila Augusta Valcanover

O minicurso, ao articular os saberes dos discursos literário e histórico, delimitando suas fronteiras e valendo-sede sua aproximação, propõe a leitura compartilhada de“Conto de escola”,de Machado de Assis, apresentando referenciais teóricos que oferecem práticas de leitura e modos de ler a obra literária no Ensino Fundamental.


 

2) Desafios ao se adaptar o texto literário ao aluno de inclusão

com Alex Fabiano Nogueira

O desejável aumento dos casos de inclusão traz um desafio: como adaptar a literatura à compreensão desses alunos? Quais perspectivas podem ser adotadas com vistas ao acesso do aluno e à preservação das características do texto literário? O minicurso abordará experiências nessa área sob perspectiva teórica específica ao tema.


 

3) Literatura para quê? Um olhar sobre o ensino de literatura

com Andresa Fabiana Batista Guimarães

Nas últimas décadas, as discussões relacionadas ao ensino de literatura na escola têm ganhado ainda mais fôlego, principalmente no que diz respeito às práticas escolares das leituras literárias.Um contraponto ao tradicional ensino de literatura advém das pesquisas e estudos franceses,acerca do sujeito leitor, a leitura subjetiva e o ensino de literatura. ROUXEL (2013) propõe uma concepção do ensino de literatura na qual subjaz o conceito de leitura literária, que muda o foco do leitor especialista para os leitores reais, empíricos, para o“sujeito leitor”do texto a ser lido e propõe o texto como uma realização singular“o texto do leitor”.Nesta perspectiva, objetiva-se na oficina contrapor os novos paradigmas do ensino de literatura, bem como provocar reflexões e questionamentos acerca do lugar tradicional da leitura literária em sala de aula, desta forma,pretende-se propor experiências de leituras teóricas e literárias buscando-se delinear possíveis estratégias para o trabalho com a leitura literária em sala de aula.


 

4) Questões de escrita e ensino

com Maria Celeste de Souza

O minicurso visa a oferecer uma reflexão sobre o ensino de escrita,a partir de aspectos históricos dessa prática escolar que acabaram por restringir suas finalidades ao bom desempenho em exames vestibulares, desconsiderando o potencial formador da escrita de textos ficcionais e narrativas próprias do testemunho, depoimento, dentre outros.


 

5) Leitura literária na escola: da seleção à avaliação da leitura

com Mariana Rosa Silva

A oficina tem como objetivo propiciar uma reflexão a respeito de critérios estabelecidos para seleção de obras literárias a serem lidas pelos alunos e sobre a possibilidade de ampliá-los para aproximar o aluno da literatura. Após a etapa de seleção de obras literárias e da leitura delas, estando no ambiente escolar, também é importante pensar na avaliação, portanto, apresentaremos possibilidades de avaliação da leitura que não sejam provas e resumos do livro.


 

6) Os desafios da leitura compartilhada no Ensino Fundamental II

com Núbia Rinaldini e Vanessa Simon

O minicurso pretende propor reflexão teórica a partir de uma experiência prática sobre as estratégias e modos de conduzir a leitura compartilhada no Ensino Fundamental II bem como levantar a discussão da elaboração do currículo de Língua Portuguesa – ensino de língua e reflexão sobre a língua e a linguagem – a partir da leitura literária.


 

7) A leitura literária em sala de aula – os desafios do professor de português

com Renata Guerra Machado

O minicurso pretende suscitar a reflexão sobre os desafios da leitura de obras literária sem sala de aula, especialmente, nos anos finais do Ensino Fundamental. A seleção das obras, a apresentação e a condução da leitura são algumas das escolhas que o professor de português deve fazer para aproximar os alunos da literatura.


 

8) É possível escrever literatura na sala de aula?

com Sarah Vervloet Soares

A partir de exposição e diálogo com práticas de ensino de escrita, propõe-se pensar a escrita dos alunos em sala, principalmente no que tange às produções de intenção literária; refletir sobre a construção da relação com o texto do aluno; e abordar os possíveis significados dessa aprendizagem.


 



 

Leia a matéria sobre a repercussão do evento:

“Oficinas em Santos discutem a leitura literária em sala de aula – 16 de agosto de 2019”

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