XVII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP – 24 e 25 de outubro de 2018 – “Questões contemporâneas do currículo de Português”

 

Professores e gestores na escola ainda se mostram divididos e incertos ante as “novidades” do mundo tecnológico, enquanto as crianças e jovens já não existem sem a extensão do celular. Jamais estiveram tão “empoderados”, no sentido de que podem se comunicar instantaneamente e se fortalecer numa comunidade capaz de criar mecanismos de resistência e de força ideológica, inclusive para resistir à escola, a seus gestores e professores. Parece que à escola resta repensar sua autoridade, hoje muito diferente daquele lugar que afastava seus membros do meio social, para, em tese, protegê-los e educá-los para a polis, mas que também os tutelava a ponto de calar-lhes completamente as vozes.
A comunidade escolar, por parte dos alunos, clama por uma nova ética, novos métodos e novos conteúdos. O que pode o currículo? Como concebê-lo nestes novos tempos? Que movimentos será necessário fazer? Esses desafios são acolhidos pelos novos documentos nacionais?

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 


 

Participação do Grupo Linguagens na Educação

Comissão Organizadora
Profa. Dra. Neide Rezende (Coordenação)
Profa. Dra. Claudia Riolfi
Prof. Dr. Emerson de Pietri
Profa. Dra. Idméa Semeghini-Siqueira
Prof. Dr. Sandoval Nonato
Prof. Dr. Valdir Barzotto

Comissão Executora
Grupo “Linguagens na Educação” (FEUSP), representado por:
Alex Nogueira (mestrando FEUSP)
Jéssyca Biagi (monitora PEEG)
Loreta Russo (mestre FEUSP)
Mariana Rosa Silva (mestranda FEUSP)
Maria Celeste de Souza (doutoranda FEUSP)
Marli Siqueira Leite (doutoranda, monitora PFP)
Vita Ichilevici (mestranda FEUSP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *