Publicações

Publicações do grupo


Dissertações

Literatura infantil e o politicamente correto: dimensões éticas, estéticas e mercadológicas – Ichilevici, Vita (2019)

Figuras de linguagem: da retórica à aula de língua portuguesa – Monteiro, Loreta Russo (2017).

Escrita de narrativas: fundamentos teóricos para a (re)significação de seu ensino – Souza, Maria Celeste de (2017).

Formação de leitores: a diversidade de situações de ensino em salas de aula de ensino fundamental I – Filandra, Marina Pontes (2015).

Leitura e produção de textos (2009-2011): a efemeridade dos projetos de leitura literária na rede estadual paulista – Asbahr, Renata da Silva Ferreira (2014).

O poema em sala de aula: a vez e a voz do leitor – Santos, Leonaldo Batista dos (2012).

Aprendizagem mediada de literatura pelos direitos do leitor– Bulgarelli, Marcello (2010).

A literatura marginal-periférica na escola – Soares, Mei Hua (2009).

O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino – Oliveira, Gabriela Rodella de (2008).

Caminhos da educação de adultos no município de São Paulo: o livro didático e a abordagem do texto literário – Funari, Sueli (2008).

A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português – Nemi Neto, João (2007).


Teses

Literatura e ensino: o estudo da literatura contemporânea no livro didático de nível médio no Brasil e na Argentina – Silva, Silvio Pereira da (2015).

Machado de Assis e a crítica à escola de seu tempo: uma ideia de formação nos contos “Um cão de lata ao rabo”, “O programa” e “Conto de escola” – Gimenes, Alessandra Maria Moreira (2014).

Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola – Soares, Mei Hua (2014).

As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências – Oliveira, Gabriela Rodella de (2013).


Artigos

REZENDE, N. L.; OLIVEIRA, G. R.; VERVLOET, S. Les souvenirs des lectures des étudiants de Lettres comme dispositif pour réfléchir sur l’enseignement de la littérature à l’école primaire et secondaire. In: 20es Rencontres des Chercheurs et Chercheuses en Didactique de la Littérature, 2021, Rennes. ACTES DES RENCONTRES > TÉLÉCHARGER LES ACTES EN LIGNE. Villeurbanne: Le Centre pour la Communication Scientifique Directe, 2021. v. 1.

OLIVEIRA, G. R. Práticas de ensino de literatura e de leitura literária. GRAPHOS (JOÃO PESSOA), v. 22, p. 79-95, 2020.

A LEITURA LITERÁRIA DE A HORA DA ESTRELA: UM PERCURSO DE ENCONTROS E DESCOBERTAS. SOARES, Sarah Vervloet; REZENDE, Neide Luzia de. Revista Graphos, v. 21, n. 1 (2019) Leituras Literárias e Ensino.

REZENDE, N. L.,O ensino de literatura sob o viés da licenciatura. Literatura e Sociedade (USP), v. 1, p. 114-124, 2018.

REZENDE, N. L. Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. Estudos Avançados, v. 32, p. 93-106-106, 2018.

REZENDE, N. L.; SOUZA, Maria Celeste. Do ensino escolar da escrita de textos narrativos. Revista Linha D ́Água, v. 31, p. 143-158, 2018.

OLIVEIRA, G. R.. Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica e a formação continuada de professores da rede estadual da Bahia. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1374-1387, 2018.

A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – Oliveira, Gabriela Rodella de; Bortolaci, Natália (2017).

Entre a identificação e o distanciamento: práticas e impressões de leitura ficcional dos jovens e o ensino de literatura – Rezende, Neide Luzia de; Oliveira, Gabriela Rodella de (2016).

A educação e a escola: princípios de formação em três contos de Machado de Assis – GIMENES, ALESSANDRA MARIA MOREIRA; REZENDE, NEIDE LUZIA DE (2016).

UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL – Rezende, Neide Luzia de; Oliveira, Gabriela Rodella de (2015).

AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E A LITERATURA INFANTIL NO ACERVO EFES – ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM SERVIÇO (1984-1996) – Hatagima, Gustavo; Rezende, Neide Luzia de (2015).

Aula de literatura no ensino médio: escombros do texto ou leitura literária? OLIVEIRA, Gabriela Rodella de; REZENDE, Neide Luzia. Revista Todas as Letras, Mackenzie (2015).


Livros / Capítulos de livros

OLIVEIRA, G. R.; REZENDE, N. L. (Org.) ; SOUZA, M. C. (Org.) . Literatura e Ensino. 1. ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial Ltda., 2021. v. 1. 304p.

OLIVEIRA, G. R. Leituras literárias de adolescentes e a escola. 1. ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial Ltda., 2021. v. 1. 304p.

VELOSO, M. M. S. A.; OLIVEIRA, G. R. Tecnologias digitais na formação inicial dos licenciandos. In: TEREZINHA FERNANDES; CRISTIANO MACIEL; EDMÉA SANTOS. (Org.). Multiletramentos e linguagens multimodais. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2020, v. 1, p. 118-144.

OLIVEIRA, G. R.. Representações do ensino de literatura na voz dos adolescentes. In: Cláudio Mello; Daniela Maria Segabinazi; Gabriela Rodella de Oliveira. (Org.). Literatura e ensino: desafios contemporâneos. 1ed. Guarapuava: Editora UNICENTRO, 2019, v. 1, p. 223-245

FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR: UMA PROPOSTA VIÁVEL. Valcanover, Camila Augusta; DALLA-BONA, Elisa Maria. Laços e Desenlaces na Literatura. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 1-12.

REZENDE, N. L. ; OLIVEIRA, G. R. . LEITURAS LITERÁRIAS EM GRUPO: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E OBJETIVOS. In: Márcia Cabral. (Org.). Literatura, leitura e educação. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2017, v. 1, p. 231-256.

OLIVEIRA, G. R.; CARVALHO, B. ; ESTRELLA, C. ; MELO, C. ; BELEM, F. ; MAYRINK, G.; REGO, L. ; PIRAS, L. ; LUCIANO, T. . Práticas de leitura literária de uma pequena comunidade de leitoras. In: Renata Frade. (Org.). O livro delas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2016, v. 1, p. 1-4012.

OLIVEIRA, G. R.; REZENDE, N. L. . Lieux et temps des pratiques de lecture de jeunes lecteurs à São Paulo. In: Olivier Dezutter, Érick Falardeau. (Org.). Les temps et lieux de la lecture. 1ed.Sherbrooke: Presse Universitaire de Namur, 2015, v. 30, p. 87-116. 

Leitura de literatura na escola – Dalvi, Maria Amélia ; Rezende, Neide Luzia de; Jover-Faleiros, Rita (2013).

Leitura subjetiva e ensino de literatura. Annie Rouxel, Gérard Langlade e Neide Luzia de Rezende (Orgs.). São Paulo: Alameda Editorial (2013).

O professor de portguês a a literatura. OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. São Paulo: Alameda Editorial (2013).

 


Outras publicações

ICHILEVICI, V. Aquele que acredita em rótulos, no mais das vezes se engana: o politicamente correto na literatura infantil. In: Renata Junqueira de Souza; Berta Lúcia Tagliari Feba; Juliane Francischeti Martins Motoyama; Marisa Oliveira Vicente. (Org.). (Trans)formação deleitores: travessias e travessuras – Anais do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. 1ed.Presidente Prudente: Ninfa Brisa. Assessoria em Educação LTDA, 2018, v. 1, p. 1341-1355.